A contratação já era muito esperada desde antes que a situação econômica fosse tão difícil. O trabalhador sente que é útil e parte de uma empresa. Se você construir sua condição de maneira inteligente, ela pode funcionar bem com seus planos de vida. Portanto, é uma chance de construir sua carreira.
A contratação ocorre normalmente como resultado de um processo de recrutamento ou como efetivação após período de experiência. Sem dúvida, é um sucesso. Mesmo que a função já seja conhecida e contida no currículo, toda contratação é apenas o início de uma trajetória.
É normal sentir-se feliz, aliviado ou até ansioso quando você é contratado. Para um profissional recém chegado à empresa, a primeira semana de trabalho pode ser a mais importante e até mesmo a mais desafiadora. Confia nele o suficiente para enxergá-lo como um representante da empresa em qualquer posição que assuma.
Mesmo que você já tenha experiência anterior na função para a qual foi contratado(a), considere a sua contratação como o início de um novo ciclo.
Afinal, o que fazer ao ser contratado?
Existem muitas expectativas e algumas ansiedades em jogo, dependendo do momento em que você está vivendo. Todo o seu processo de ambientação é impactado por isso, incluindo sua capacidade de conhecer e se adaptar ao modelo de trabalho da empresa. É possível que você se pergunte coisas como “O que devo fazer agora que fui contratado?”, “Como garantir um desempenho de destaque?” ou “O que devo fazer primeiro?” É possível ter sucesso com uma mentalidade positiva.
A seguir, você encontrará algumas dicas úteis que lhe ajudarão a se comportar no seu novo emprego com mais tranquilidade e proficiência:
-
Aproveite o Novo
Você escolheu uma empresa porque alguns de seus valores coincidem com os seus. Então não hesite em aprender mais sobre esse novo universo.
Esteja preparado para adaptações para aprender novos procedimentos e métodos de trabalho. Seu nível de flexibilidade o ajudará a se ajustar rapidamente, sem contar que isso deixa uma impressão positiva.
-
Mostre interesse
Para entender o que seus colegas e supervisores esperam de você como profissional, faça perguntas. Demonstrar interesse pela empresa, como ela nasceu, quais departamentos ela possui, regulamentos, etc. Aproveite este novo cenário como uma esponja e observe como as pessoas estão fazendo suas coisas.
-
Se envolver com a multidão
Não se limite às apresentações iniciais que você faz em sua sala. Além disso, aprenda mais sobre as pessoas, suas funções e responsabilidades, bem como seus setores e problemas. Com bom senso, tente fazer amigos e interagir com seus novos colegas de trabalho. Além disso, esta iniciativa ajuda a se enturmar e ter uma visão de negócios global.
-
Aparecer
Não tenha medo de expressar sua opinião, esteja disponível e compareça an eventos e reuniões sempre que puder. Muitas vezes, ela não será ouvida; no entanto, isso não indica falta de competência ou prepotência. Por outro lado, os outros irão notar que você se preocupa em estar presente e ainda fazer contribuições.
-
Mostre por que você está contratado
A empresa deve acreditar que adicionou um bom profissional ao grupo. Como resultado, o ditado “vista a camisa” é aplicável à empresa. Em outras palavras, seja proativo e se organize para mostrar à empresa os resultados e métricas de seu trabalho; isso mostrará que você fez a escolha certa para contratar.
Por fim,
Não importa o tamanho da empresa contratante, tenha um olhar atento, disposição para aprender e sensibilidade para fazer sugestões. Uma relação de parceria é, na verdade, algo em constante mudança.
Aprenda sobre a cultura empresarial em um momento da sua vida diária. Por exemplo, as prioridades e metas da empresa, sua posição no mercado e o que é considerado crítico para a entrega e os resultados.
Por: EmpregandoSP.com